quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Projeto Peixe-boi Marinho capacita guias de turismo para observação de peixes-bois  

O Povoado de Porto da Rua no município de São Miguel dos Milagres, litoral norte de Alagoas, recebeu uma equipe de analistas ambientais e estagiários do Projeto Peixe-Boi Marinho/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para a realização da 2ª edição do Curso de Formação de Guias para Observação de Peixes-bois Marinhos. O curso teve como objetivo promover a formação continuada de guias já cadastrados e a formação de novos guias para a realização de passeios turísticos de observação do peixe-boi.
            O curso é um exemplo da visão de que é possível a geração de renda de forma sustentável e foi baseado em exposições teóricas e práticas, ministradas por representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, chefe da APA Costa dos Corais e técnicos do Centro Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes, órgão que desenvolve o Projeto Peixe-boi Marinho em parceira com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras.
            A abertura ocorreu dia 11 no auditório do Hotel Costa dos Corais e contou com a presença do prefeito de Porto de Pedras, representantes e secretários de meio ambiente e turismo, além de empresários do setor hoteleiro, dos municípios de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
O curso ocorreu até o dia 15 de fevereiro e explorou temas como: segurança no mar e normas de navegação, noções de primeiros socorros, conduta consciente nos ambientes recifais, biologia e estratégias de conservação do peixe-boi e legislação ambiental referente à atividade do turismo de observação da espécie.
Os participantes foram selecionados entre os guias já credenciados e outros jangadeiros que vêm desenvolvendo atividades de passeios turísticos na região. O curso contou com a participação de 30 pessoas, entre inscritos e ouvintes.
Ao final do curso, os interessados foram submetidos a um exame de verificação dos conhecimentos adquiridos, visando a seleção dos guias que serão cadastrados pelo Projeto como aptos à realização dos passeios. Ao todo foram aprovados 23 guias, entre 27 candidatos. Estes guias receberão um kit oficial com camisas e credenciais e contarão com o apoio institucional para a realização da atividade de forma consciente, sem que haja riscos à espécie.
“Faremos uma campanha na região, com placas de sinalização, folders e parcerias com pousadas e hotéis para que os guias credenciados sejam indicados aos turistas para a realização do turismo de observação do peixe-boi. Somente estes guias estarão habilitados, sendo acompanhados, fiscalizados e orientados pela equipe do Projeto para a realização da atividade”, explica o Coordenador de Status de Conservação do Projeto Peixe-boi Marinho, o biólogo Iran Normande.
A estratégia de conservação da espécie será fortalecida no litoral norte de Alagoas com a reintrodução de mais quatro animais no município de Porto de Pedras, a ser realizada em abril. Além das reintroduções, o Projeto estará implantando no município uma nova base de apoio com escritório, alojamento e centro de visitantes. Este empreendimento será possível graças ao apoio de empresários da região, comprometidos com a preservação da APA Costa dos Corais e com a conservação do peixe-boi. A base de apoio do projeto fará parte de uma estrutura que funcionará como unidade ambiental multifuncional, com escritórios da APA Costa dos Corais, do IMA e do CMA/Instituto Chico Mendes.
José Ulisses, Analista Ambiental – CMA/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário