quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Peixes- boi devolvidos à natureza no Amazonas

31/07/2012 11h10 - Atualizado em 31/07/2012 11h10

Peixes-boi órfãos serão devolvidos à natureza no Amazonas 

matéria de:

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/07/peixes-boi-orfaos-serao-devolvidos-natureza-no-amazonas.html

Animais estavam sob os cuidados do Instituto Mamirauá.
Esta é a primeira vez em 12 anos que evento do tipo acontece no A
M.

Do G1 AM
Cinco peixes-boi serão devolvidos à natureza no interior do Amazonas (Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá - Carolina Oliveira) 
Cinco peixes-boi serão devolvidos à natureza no interior do Amazonas (Foto: Divulgação/Instituto Mamirauá - Carolina Oliveira)
Filhotes de peixes-boi feridos ou órfãos por causa da caça predatória serão devolvidos à natureza após anos de cuidados feitos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá no interior do Amazonas. A soltura acontecerá no Lago Amanã, próximo à comunidade Bom Jesus do Baré, onde localizado o Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico de Base Comunitária no dia 18 de agosto.
Esta será a segunda vez que filhotes de peixes-boi serão devolvidos pelo Instituto Mamirauá. Em 2000, atendendo uma situação emergencial, pesquisadores do órgão realizaram a primeira soltura de peixe-boi realizado na Amazônia.
Segundo a veterinária, do Centro de Reabilitação, Carolina Oliveira, desta vez, os animais serão acompanhados por telemetria, através de um cinto instalado na cauda dos animais. Este procedimento permitirá o monitoramento dos animais e a comparação de suas rotas de deslocamento com as conhecidas para animais de vida livre, sendo uma ferramenta essencial para a avaliação do sucesso do processo de reabilitação ao qual foram submetidos”, afirma.
Os peixes-bois Piti Aranapu, Alagoilton Solimões, Jovenal do Boia, Negão Canamari e Benguela Ponto X são os nomes dos mamíferos e todos tem relação com a região onde foram resgatados.
Piti, o primeiro peixe-boi do Centrinho, está sob os cuidados do Instituto Mamirauá há quase cinco anos. Os pesquisadores do Instituto acreditam que, aos seis meses de vida, Piti tenha ficado órfão, após sua mãe ter sido alvo de caça. O pequeno peixe-boi ficou preso acidentalmente a uma rede de pesca e foi entregue à instituição de pesquisa pelos próprios pescadores. Os outros animais do Centrinho têm estórias semelhantes.
As atividades do Centrinho recebem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário