sábado, 11 de agosto de 2012

Grupo registra nove baleias francas em Tramandaí

Mamíferos podem estar usando águas do Estado para amamentação de filhotes

http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=451524 

Pelo menos nove baleias francas foram avistadas em TramandaíFoto: Thiago Lisboa / Divulgação / CP
Pelo menos nove baleias francas foram avistadas em Tramandaí
Pelo menos nove baleias da espécie franca foram avistadas nas proximidades da plataforma de Tramandaí, no litoral Norte, entre 200m e 300m da orla, nesta segunda-feira. Em migração desde a Antártica, a espécie passa pelo Rio Grande do Sul à procura de águas mais quentes para reprodução e amamentação dos filhotes.

O fato de haver baleias no litoral gaúcho foi comemorado pelo estudante de biologia marinha, Thiago Nóbrega Lisboa, integrante do projeto baleias do Rio Grande do Sul. Segundo ele, é sinal de que os mamíferos – ameaçados de extinção – podem, hoje, estar em maior número: “Com a recuperação da população elas começaram a aparecer mais”, contou. “E temos bons indícios que a espécie está se recuperando.”

As águas gaúchas fazem parte da rota das baleias, que após saírem da Antártica seguem até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia. Muitas devem parar em Santa Catarina, em razão das águas calmas, segundo Lisboa: “Elas preferem baías”. Na semana passada, 103 baleias foram avistadas no litoral catarinense, um volume considerado recorde.

Baleias podem ser vistas no Estado até dezembro

De acordo com estudos, a busca das baleias é por água mais calmas, mas o grupo que está em Tramandaí pode sinalizar que os animais estejam permanecendo em águas gaúchas para os primeiros momentos entre com filhotes. Em um levantamento inicial, o grupo avistado nesta segunda é composto por pelo menos três fêmeas e três filhotes. “Elas podem estar usando as nossas águas para amamentação, acasalamento. Acreditava-se que elas só passavam”, explicou Lisboa.
Neste ano, o projeto o qual o estudante de biologia pertence registrou mais de 30 avistamentos de baleias francas no Estado. A temporada em que elas podem ser vistas vai até dezembro, quando os animais retornarão às águas da Antártica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário