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arte Rosana Gaeta |
Um
poema ao “Cidade e mar do bem comum” Rosana
Magalhães Gaeta out 2020 Tudo
começou com os golfinhos Como
podem ser tão instigantes e bonitos, perguntava eu? Mas
afinal ia ficar olhando pela tv e nada mais ia eu fazer? Que
sonho este de ficar somente imaginando? Só
mais alguns anos e a aposentadoria ia me envolver Haveria
lógica no trabalho fora da lógica do mercado? Na
saúde ia me aposentar e o meio ambiente queria proteger Golfinhos
... mar... sair da grande metrópole e na praia ir viver Tantas
indagações que me puserem a mexer A
alma me conduzia, corpo e mente se moviam O
projeto qualidade de vida para mim e para todos foi crescendo Virou
meu trabalho e envolveu muita gente daí
virou “Cidade e mar do bem comum” Gente
da saúde do SUS, da educação, da faculdade de Saúde Pública, da ONG CAMI, agricultor, gente de São Paulo bairros de São Mateus, Aricanduva, Mooca, Belenzinho, Pari Tatuapé, Brás, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, gente
também de Registro e Ubatuba gente entre 2009 e 2015 gente
que divulgou pra mais gente formando
uma grande corrente falando com afeto em forma de sarau sobre
saúde, auto cuidado, alimentação saudável orgânica, atividade física, enfrentamento
a esta tal ansiedade, integração
e nossa inter-relação sistêmica com a vida deste planeta Falou
também das toninhas os
golfinhos muito pequeninos que vivem por aqui no
litoral sul e sudeste do Brasil, na Argentina e Uruguai mas
pobrezinhos destes golfinhos estão
em risco de extinção por
que meu Deus? -Devido
ao nosso modo de vida, consumista,
egocêntrico, produtor
de toneladas de lixo de contaminação e de destruição ambiental Golfinhos
pequeninos As
toninhas, para outros as franciscanas Como
disse Guimaraes Rosa: -“Se
todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” Amor
para mim é a salvação Amor
a mim mesma aos outros e a todos deste planeta Amor
pede sabedoria e atitude Atitude
pede mudança No
movimento do “Cidade e Mar do bem comum” Muitas
sementes foram lançadas Perdi
o tempo para observar tanta colheita Fica
aqui minha homenagem a todas e todos que semearam Agora
na arte vejo meu lugar
Mas,
dos golfinhos e das toninhas continuo a falar! _______________________________________________________________________________ |
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"A galinha d'angola a cobra coral e a toninha em Ubatuba"
por Rosana M Gaeta
26 de junho de 2014
No trabalho educativo do projeto Mar e Cidade do bem Comum, com as crianças em Ubatuba foram utilizadas duas histórias: Adaptação da história o "Boto Boliviano e a Toninha no Brasil" autoria Rosana Magalhães Gaeta e a "Merendeira Feliz" de autoria das nutricionistas da prefeitura de Ubatuba
Considero importante transformar as histórias em livro, agregando assim mais uma ferramenta educativa.
Adaptei a história do "Boto Boliviano e a Toninha no Brasil" levando em consideração o cotidiano das crianças das regiões que iríamos trabalhar: Araribá e Picinguaba.
Em Araribá havia a presença das galinhas d'angola na escola. Tanto em Araribá como Picinguaba as crianças estavam estudando sobre as cobras, e um grupo de crianças me ensinou sobre a diferença da cobra coral falsa e verdadeira .A história então ficou: "A galinha d'angola a cobra coral e a toninha em Ubatuba".
Comecei a primeira parte da ilustração, a qual compartilho neste blog.
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Cidade
e Mar do Bem Comum
Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de promoção a
saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos temáticos:
Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio ambiente.
Iniciado
em 2013.
Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que
foi?
A equipe de gestores das unidades piloto juntamente
com a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (capital de São Paulo) sentiu a
necessidade de desenvolver um trabalho voltado à promoção e qualidade de
vida para os colaboradores e usuários do SUS. Alinhado ao projeto Mar e Cidade
de Ubatuba, sendo este um elo na busca da qualidade de vida, os colaboradores e
usuários, foram convidados a fazer a discussão das diferentes realidades,
biodiversidade que aqui ficou representado na realidade do território de São
Mateus e Ubatuba, tendo ainda como representação as “Toninhas” como espécie de
golfinho que esta em extinção.
Como funciona (ou) a experiência?:
Inicialmente em encontros periódicos foram
desenvolvidas as cartilhas de cada eixo temático, sendo estes: Alimentação
saudável, atividade física, auto-estima e meio ambiente. Estas cartilhas serão
aplicadas a todos os envolvidos. A etapa inicial foi realizada com a
sensibilização dos colaboradores onde a expectativa se baseava em torno de 60
participantes e a mesma superou 120 participantes que se mostraram envolvidos
com a efetivação de uma proposta voltada para a promoção de saúde.
Observou-se a motivação destes colaboradores na participação e adesão das
propostas e como ferramenta de motivação foi utilizadas apresentações com os
profissionais técnicos de acordo com cada eixo, com realização de dança
circular e dança sênior, alimentação saudável e vídeo motivacional. A etapa
seguinte é efetivar o projeto, desenvolvendo os eixos nas respectivas unidades
piloto (UBS Rio Claro, UBS Jd. São Francisco, UBS Jd. Conquista II e UBS Nove
de Julho). Um questionário será a ferramenta de avaliação da efetividade da
proposta na melhoria da qualidade de vida dos participantes. Através de
uma equipe multidisciplinar foi desenvolvidas cartilhas com quatro eixos
sendo estes: Alimentação saudável, atividade física, auto-estima e meio
ambiente. Com o desenvolvimento desses eixos através de grupos com equipe
multiprofissional será possível efetivar qualidade de vida e promoção a saúde a
todos os envolvidos. Grupos: Educação Física (Educador Físico,Fisioterapeuta e
Terapeuta Ocupacional) para melhorar o equilíbrio, condicionamento físico,
stress, disposição e combate a vida sedentária. Grupo de auto-estima
(Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Medico ESF e Enfermeiros) para
trabalhar resgate da auto- estima, ansiedade, depressão desenvolvendo dinâmicas
e passando vídeos de inspiração e potencialização, Grupos de Alimentação
Saudável (Nutricionista NASF, enfermeira ESF, Médico ESF) para promover a
prática da alimentação saudável e conhecimento de alimentos orgânicos bem
como equilíbrio de pirâmide alimentar e segurança alimentar. Grupos de meio
ambiente, entendendo que fazemos parte do meio ambiente e que devemos
cuidar e preservar, estimulando as ações de reciclagem domiciliar e de
diminuição da degradação ambiental como coleta de óleo, pilhas e baterias,
medicamentos vencidos a serem entregues nas unidades. Reconhecer o meio
ambiente através de visitas a parques do território realizando trilhas
com enfoque de preservação do meio ambiente e das espécies.
Desafios para o desenvolvimento:
-Mostrar os
benefícios de forma evidente aos colaboradores e ter dos mesmos a adesão e
envolvimento.
-Disponibilidade
de equipe multiprofissional NASF e ESF para desenvolvimento dos eixos temáticos
com planejamento de agenda dos profissionais
Quais as novidades?:
Inicialmente em encontros periódicos foram
desenvolvidas as cartilhas de cada eixo temático, sendo estes: Alimentação
saudável, atividade física, auto-estima e meio ambiente. Estas cartilhas serão
aplicadas a todos os envolvidos. A etapa inicial foi realizada com a
sensibilização dos colaboradores onde a expectativa se baseava em torno de 60
participantes e a mesma superou 120 participantes que se mostraram envolvidos
com a efetivação de uma proposta voltada para a promoção de saúde.
Observou-se a motivação destes colaboradores na participação e adesão das
propostas e como ferramenta de motivação foram utilizadas apresentações com os
profissionais técnicos de acordo com cada eixo, com realização de dança
circular e dança sênior, alimentação saudável e vídeo motivacional. A etapa
seguinte é efetivar o projeto, desenvolvendo os eixo nas respectivas unidades
piloto (UBS Rio Claro, UBS Jd. São Francisco, UBS Jd. Conquista II e UBS Nove
de Julho). Um questionário será a ferramenta de avaliação da efetividade da
proposta na melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Outras observações/campo livre:
A primeira fase foi a sensibilização dos
profissionais mostrando a necessidade de se investir em qualidade de vida e
promoção a saúde, foi desenvolvido um encontro onde se contava com 60
participantes e a adesão foi de 120. Durante o encontro de sensibilização foram
apresentadas as cartilhas nos 4 eixos temáticos e enfatizado como o
desenvolvimento desses eixos podem trazer qualidade de vida a promoção a saúde
dos colaboradores. A equipe multiprofissional presente entre NASF, ESF e
gestores de unidade e da supervisão de saúde desenvolveram técnicas de
motivação, dança circular e dança sênior além de vídeo motivacional. Os
participantes se envolveram ativamente nesse encontro e se colocaram como
multiplicadores ativos da proposta de qualidade de vida, A próxima etapa
é desenvolver os eixos nas unidades piloto e avaliar a
efetividade do projeto através da ferramenta de questionário onde será medido o
quanto o participante envolvido estava investindo em qualidade de vida antes do
projeto e posterior adesão ao projeto.
Autores da experiência
Nome
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Categoria
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Antonio Donizete de Macedo Sene
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Rosana Gaeta
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Jorge Luiz Casceano
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Marcia de Lourdes Henrique Calil
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Rejeane Arapiraca Santos
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Virgílio Hege
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Atores da experiência
Nome
|
Categoria
|
Everton
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Ivina
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Adriana
|
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Eduardo
|
|
Vanessa
|
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Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?:
A
equipe de gestores das unidades piloto juntamente com a STS de São
Mateus, sentiu a necessidade de desenvolver um trabalho voltado à
promoção e qualidade de vida para os colaboradores e usuários do SUS.
Alinhado ao projeto Mar e Cidade de Ubatuba, sendo este um elo na busca
da qualidade de vida, os colaboradores e usuários, foram convidados a
fazer a discussão das diferentes realidades, biodiversidade que aqui
ficou representado na realidade do território de São Mateus e Ubatuba,
tendo ainda como representação as “Toninhas” como espécie de golfinho
que esta em extinção.
Como funciona(ou) a experiência?:
Inicialmente
em encontros periódicos foram desenvolvidas as cartilhas de cada eixo
temático, sendo estes: Alimentação saudável, atividade física,
auto-estima e meio ambiente. Estas cartilhas serão aplicadas a todos os
envolvidos. A etapa inicial foi realizada com a sensibilização dos
colaboradores onde a expectativa se baseava em torno de 60 participantes
e a mesma superou 120 participantes que se mostraram envolvidos com a
efetivação de uma proposta voltada para a promoção de saúde.
Observou-se a motivação destes colaboradores na participação e adesão
das propostas e como ferramenta de motivação foram utilizadas
apresentações com os profissionais técnicos de acordo com cada eixo, com
realização de dança circular e dança sênior, alimentação saudável e
vídeo motivacional. A etapa seguinte é efetivar o projeto, desenvolvendo
os eixo nas respectivas unidades piloto (UBS Rio Claro, UBS Jd. São
Francisco, UBS Jd. Conquista II e UBS Nove de Julho). Um questionário
será a ferramenta de avaliação da efetividade da proposta na melhoria da
qualidade de vida dos participantes. Através de uma equipe
multidisciplinar foi desenvolvidas cartilhas com quatro eixos sendo
estes: Alimentação saudável, atividade física, auto-estima e meio
ambiente. Com o desenvolvimento desses eixos através de grupos com
equipe multiprofissional será possível efetivar qualidade de vida e
promoção a saúde a todos os envolvidos. Grupos: Educação Física
(Educador Físico,Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional) para melhorar o
equilíbrio, condicionamento físico, stress, disposição e combate a vida
sedentária. Grupo de auto-estima (Psicólogo, Terapeuta Ocupacional,
Medico ESF e Enfermeiros) para trabalhar resgate da auto- estima,
ansiedade, depressão desenvolvendo dinâmicas e passando vídeos de
inspiração e potencialização, Grupos de Alimentação Saudável
(Nutricionista NASF, enfermeira ESF, Médico ESF) para promover a prática
da alimentação saudável e conhecimento de alimentos orgânicos bem como
equilíbrio de pirâmide alimentar e segurança alimentar. Grupos de meio
ambiente, entendendo que fazemos parte do meio ambiente e que devemos
cuidar e preservar, estimulando as ações de reciclagem domiciliar e de
diminuição da degradação ambiental como coleta de óleo, pilhas e
baterias, medicamentos vencidos a serem entregues nas unidades.
Reconhecer o meio ambiente através de visitas a parques do território
realizando trilhas com enfoque de preservação do meio ambiente e das
espécies.
Desafios para o desenvolvimento:
-Mostrar os benefício de forma evidente aos colaboradores e ter dos mesmo a adesão e envolvimento.
-Disponibilidade de equipe multiprofissional NASF e ESF para
desenvolvimento dos eixos temáticos com planejamento de agenda dos
profissionais
Quais as novidades?:
Inicialmente
em encontros periódicos foram desenvolvidas as cartilhas de cada eixo
temático, sendo estes: Alimentação saudável, atividade física,
auto-estima e meio ambiente. Estas cartilhas serão aplicadas a todos os
envolvidos. A etapa inicial foi realizada com a sensibilização dos
colaboradores onde a expectativa se baseava em torno de 60 participantes
e a mesma superou 120 participantes que se mostraram envolvidos com a
efetivação de uma proposta voltada para a promoção de saúde.
Observou-se a motivação destes colaboradores na participação e adesão
das propostas e como ferramenta de motivação foram utilizadas
apresentações com os profissionais técnicos de acordo com cada eixo, com
realização de dança circular e dança sênior, alimentação saudável e
vídeo motivacional. A etapa seguinte é efetivar o projeto, desenvolvendo
os eixo nas respectivas unidades piloto (UBS Rio Claro, UBS Jd. São
Francisco, UBS Jd. Conquista II e UBS Nove de Julho). Um questionário
será a ferramenta de avaliação da efetividade da proposta na melhoria da
qualidade de vida dos participantes.
Outras observações/campo livre:
A
primeira fase foi a sensibilização dos profissionais mostrando a
necessidade de se investir em qualidade de vida e promoção a saúde, foi
desenvolvido um encontro onde se contava com 60 participantes e a adesão
foi de 120. Durante o encontro de sensibilização foram apresentadas as
cartilhas nos 4 eixos temáticos e enfatizado como o desenvolvimento
desses eixos podem trazer qualidade de vida a promoção a saúde dos
colaboradores. A equipe multiprofissional presente entre NASF, ESF e
gestores de unidade e da supervisão de saúde desenvolveram técnicas de
motivação, dança circular e dança sênior além de vídeo motivacional. Os
participantes se envolveram ativamente nesse encontro e se colocaram
como multiplicadores ativos da proposta de qualidade de vida, A próxima
etapa é desenvolver os eixos nas unidades piloto e avaliar a
efetividade do projeto através da ferramenta de questionário onde será
medido o quanto o participante envolvido estava investindo em qualidade
de vida antes do projeto e posterior adesão ao projeto.
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Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de
promoção a saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos
temáticos: Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio
ambiente.
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Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de
promoção a saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos
temáticos: Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio
ambiente.
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Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de
promoção a saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos
temáticos: Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio
ambiente.
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Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de
promoção a saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos
temáticos: Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio
ambiente.
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Promover
qualidade de vida no trabalho através da efetivação de ações de
promoção a saúde junto aos colaboradores ações fundamentadas em 4 eixos
temáticos: Auto-estima, atividade física, alimentação saudável e meio
ambiente.
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O projeto Mar e Cidade vem crescendo muito em São Paulo e Ubatuba em breve publicarei
as notícias atuais
fonte :Litoral Sustentável -Instituto Pólis
No último dia 27 , a equipe de Segurança Alimentar apresentou o
Diagnóstico Municipal de Ubatuba para o Conselho Municipal de
Desenvolvimento Rural e Pesqueiro de Ubatuba e Região.
“Foi importante para nós a confirmação dos participantes do conteúdo
do diagnóstico municipal e o as sugestões de alternativas para superação
das dificuldades e desafios”, disse Maria Judith Magalhães Gomes,
consultora do
Projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo – Coordenadoria Leste
(São Mateus) e Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba iniciaram um
trabalho conjunto de forma a relacionar a implantação da agricultura
urbana com a promoção da saúde por meio de visitas e atividades nas
hortas urbanas.
Leia o Diagnóstico de Ubatuba
aqui.
________________________________________________________________________________
"O Boto boliviano e a toninha no Brasil" no
IV
Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista
Por Rosana Magalhães Gaeta
Estivemos presentes ao IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada
Santista, EEABS, organizado pelos elos da Rede de Educação Ambiental da Baixada
Santista REABS.
O encontro foi um importante espaço de
discussões e aprendizados para fortalecer a rede , ampliar para outros setores
e regiões como a capital de São Paulo e divulgar a importância das
ações educativas para a construção de um mundo mais justo solidário e garantido
o direito de vida a todos os seres que compõe nosso planeta.
Participamos das atividades autogestionadas
propostas para o IV EEABS no dia 25 de abril de 2013 com a apresentação do
projeto “O Boto boliviano e a toninha no Brasil”.
Resumo de nossa apresentação
"O Boto boliviano e a toninha no
Brasil" iniciado em 2012 por um coletivo de voluntários e profissionais
da PMSP.
Projeto realizado na capital de SP com o desafio
de trabalhar a percepção de um mundo sistêmico, o encontro das águas com
o mar, mostrar a beleza das toninhas, os riscos que elas enfrentam
para viver e como podemos cooperar na sua conservação, este é objetivo do
“O boto boliviano e a toninha no Brasil” desenvolvido por uma equipe que envolve
voluntários e trabalhadores de vários setores.
...“E Ayni·, o boto boliviano, perguntou para as
crianças: - Como nós, vivendo tão longe do mar podemos ajudar a salvar as
toninhas?”.
Foi pensando na mesma pergunta do personagem da
história “O boto boliviano e a toninha no Brasil” que realizamos na capital de
São Paulo, com uma rede de pessoas e instituições, o trabalho de educação ambiental
para cooperar com a preservação das Toninhas e do meio ambiente. Algumas
respostas nortearam nossas atividades:
·
A realidade de vida, ser sistêmica e
inter-relacionada;
·
O Plano de Ação Nacional do pequeno
cetáceo Toninhas (
Pontoporia blainvillei) onde estamos cooperando
com a meta 7: - Aumento do conhecimento biológico e ecológico da toninha
em 100% da sua área brasileira de distribuição, em 5 anos.
_______________________________________________________________________________
O projeto o “O boto boliviano e a toninha no Brasil” recebe a visita de pesquisador
Carlos Eduardo Amorim da FIOCRUZ GEMM região dos Lagos
Em abril de 2013 em São Paulo, capital realizamos algumas reuniões de planejamento para continuidade do projeto e tivemos a honra de contar com a participação do pesquisador Carlos Eduardo Amorim da FIOCRUZ GEMM região dos Lagos que além da sua contribuição em nosso planejamento, nos proporcionou um importante momento educativo para conhecermos e entendermos um pouco mais sobre a realidade das toninhas.
Projeto em andamento:
Mar e
Cidade
Unidos
pelas TONINHAS
Este é o projeto que estamos desenvolvendo em São Paulo, São Mateus para cooperar na divulgação da necessidade de mudanças
individuais e coletivas para promover a qualidade de vida e a conservação do
meio ambiente em especial das toninhas do litoral de SP no Brasil.
Realizando um trabalho que promova o protagonismo social, construindo
uma rede intersetorial e setorial participativa para planejamento execução e
discussão da ação de educação ambiental, saúde e cidadania com crianças e
familiares e autoridades das regiões envolvidas.
Tendo como temas principais, conhecimento da realidade da vida das
toninhas, as ameaças e as ações de proteção necessárias, o nosso potencial para
praticarmos o consumo consciente e reduzirmos: a) os agrotóxicos e aditivos
químicos através do consumo de alimentos
saudáveis ; b)a produção de lixo e seu descarte inadequado.
Mar e cidade unidos pela percepção que o nosso mundo é inter relacionado.
Abaixo dois importantes momentos de ações educativas deste projeto.
Quer participar envie email para: rmgaeta@gmail.com
_________________________________________________________________________________
“O boto boliviano e a toninha no Brasil”
“Crianças, observem o rio, ele não esta
parado! Para onde ele esta correndo?
E a maioria delas respondeu: - Para o esgoto!”
A
resposta foi de crianças com menos de cinco anos participando de nossas atividades no dia 21
de set no Parque do Carmo em SP.
Trabalhar a percepção de um mundo sistêmico,
o encontro das águas com o mar, mostrar a beleza das toninhas, os riscos que elas enfrentam para viver
e como podemos cooperar na sua conservação é objetivo do “O boto boliviano
e a toninha no Brasil” desenvolvido por
uma equipe que envolve voluntários e trabalhadores de vários setores.
No dia 21
de setembro de 2012 no Parque Municipal
Fazenda do Carmo, zona leste da cidade de São Paulo chegaram as crianças com seus professores e
coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Gleba do
Pêssego. As atividades foram realizadas em
etapas que se complementavam:
A história O Boto boliviano e a toninha no
Brasil e o Planeta água
Observando um “riozinho”, plantando um alimento
orgânico e pintando a toninha.
Ao todo
vieram 89 crianças mais 8 professores e 1 coordenadora pedagógica além da nossa equipe composta por 8 pessoas.
É um desafio realizar uma ação de educação ambiental sobre o
Mar na capital de SP, mesmo sabendo que
muitos de nós sempre que podemos viajamos para a praia.
“Professora, e como
ela (a toninha) é de verdade, qual sua cor?” Perguntou-me uma bela menina.
A chuva que a mais de 40 dias não chegava em S P veio nesta
data pela manhã, com as 32 crianças pudemos completar o trabalho com a
observação de um riozinho, mas à tarde com mais 57 crianças não conseguiríamos,
pois o tempo já estava muito fechado, o que faríamos? A coordenadora pedagógica
sugeriu passar um filme entre estes sugeri o vídeo
do Consórcio Franciscana que o prof. Salvatore havia me enviado um dia antes de
nossas atividades sugerindo que nós o usássemos. Grande coincidência!
As crianças tinham curiosidade em ver a verdadeira toninha
para poder pintar um desenho que fizemos. Logo distribui vários cartazes da
“Toninha- de a mão a este golfinho” e depois assistimos ao vídeo, foi um
sucesso! As professoras as crianças a equipe de trabalho,
todos ficaram muito sensibilizados com o tema e estamos escrevendo um projeto
de educação continuada com os temas campo, cidade e o mar tendo a Toninha como elo!!
As atividades educativas sobre
a preservação de mamíferos aquáticos em SP foram realizadas por:
-Agricultoras Orgânicas de São Mateus, Sebastiana
Farias, Terezinha Matos
-GCM do Parque do Carmo CD Carlos e o guarda
metropolitano Teodoro e Geni
-Voluntárias Daniela Zanardo, Tania e a contadora de histórias Rosana M.Gaeta.
-Apoio do professor Salvatore do Grupo de Estudos
de Mamíferos Marinhos-Região dos Lagos/ENSP FIOCRUZ
Fotos e texto Rosana Gaeta
"O boto
boliviano e a toninha no Brasil" um dia contando histórias
Por Rosana Magalhães Gaeta
...“E Ayni·,
o boto boliviano, perguntou para as crianças: - Como nós, vivendo tão longe do
mar podemos ajudar a salvar as toninhas?”
Foi
pensando na mesma pergunta do personagem da história “O boto boliviano e a
toninha no Brasil” que realizamos na capital de São Paulo, com uma rede de
pessoas e instituições, o trabalho de educação ambiental para cooperar com a
preservação das Toninhas e do meio ambiente. Algumas respostas nortearam nossas
atividades:
- ·
A realidade
de vida, ser sistêmica e inter-relacionada
- ·
O Plano de Ação Nacional do pequeno cetáceo
Toninhas (Pontoporia blainvillei)
onde estamos cooperando com a
meta 7: - Aumento do conhecimento
biológico e ecológico da toninha em 100% da sua área brasileira de
distribuição, em 5 anos. http://www.ensp.fiocruz.br/toninha/sites/default/files/22_10%2BLIVRO%2BTONINHAS.pdf
- ·
Nosso
compromisso com a construção de um mundo mais saudável, justo e solidário.
As atividades educativas sobre a
preservação de mamíferos aquáticos em SP foi realizada por:
- ·
Agricultoras
Orgânicas de São Mateus, Sebastiana Farias, Terezinha Matos e Helena
Kobayashi
- ·
GCM do
Parque do Carmo CD Carlos e o guarda metropolitano Teodoro e Josué
- ·
Voluntárias
Patrizia Gasperini e Daniela Zanardo e a contadora de histórias Rosana M.Gaeta.
- ·
Apoio do
professor Salvatore do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos-Região dos Lagos/ENSP-FIOCRUZ
No dia 24 de agosto de 2012 no Parque
Municipal Fazenda do Carmo chegaram as crianças com seus professores e
coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Gleba do Pêssego.
Dividimos as atividades em três etapas que se complementavam:
1-Tema :-
Proteção aos botos e toninhas e o cuidado com o lixo e a água. Com duas
histórias contadas com técnicas distintas. Contar histórias com flanelógrafo e
outra com fantoches.
2-Tema:-
Cuidar de nossa saúde e do meio ambiente através dos alimentos orgânicos. Plantando
a cebolinha orgânica. As crianças trouxeram garrafas descartáveis cortadas as
agricultoras doaram terra orgânica e as mudas de cebolinha.
3-Tema: - Água. Observar a água na natureza, observando
um córrego no
Parque do Carmo.
As
professoras as crianças a equipe de trabalho, todos ficaram muito
sensibilizados com o tema.
As
histórias foram contadas, primeiro com todas as crianças juntas e depois
dividimos o grupo em duas turmas. Ao todo vieram 36 crianças mais 5 professores
e 1 coordenadora pedagógica além da nossa equipe composta por 8 pessoas.
Os botos
de feltro os broches, os cartazes e os folders, doados pelo GEMM-Lagos foram um sucesso!O artesanato
fechou com chave de ouro e as professoras e a equipe de observação da natureza
ainda aproveitaram para dizer que agora elas (as crianças) eram as guardiãs das
toninhas!
Desdobramentos
Repetiremos
esta ação educativa na mesma escola dia 21 de setembro com outras classes,
esperamos poder ampliar este trabalho para os pais e sonhamos em consolidar um
trabalho de ação educativa continuada ampliando a rede com outros parceiros. Estamos
organizando o material didático de forma
a poder estar disponível on-line para quem quiser utilizá-lo.
Outras informações:
rmgaeta@gmail.com
Vendo esse projeto fica claro que quando a comprometimento a sucesso e sadis fação parabéns
ResponderExcluirObrigada Tatiane!!
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