eventos


desenho Rosana Gaeta
________________________________________________________________________

           fonte   https://www.mulherespelosoceanos.com.br/premio-marta-vannucci

O Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano é uma iniciativa da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico (IO) e ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo, e da Liga das Mulheres pelo Oceano.

 

O prêmio tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de cientistas brasileiras, identificando mulheres inspiradoras (categoria Cientista Inspiração) e premiando jovens cientistas talentosas e promissoras (categoria Jovem Cientista) no campo das Ciências Marinhas.


O nome do prêmio foi inspirado no pioneirismo da bióloga Marta Vannucci, que teve uma inspiradora trajetória na pesquisa e fortalecimento das Ciências do Mar no Brasil e no mundo. Confira no site da Liga das Mulheres pelos Oceanos o regulamento do prêmio.


____________________________________




#educaçãoambiental
#redessociaseeducação
#educomunicação
#salveastoninhas
#pesquisa
#pandemia
_____________

  

                             A Jornada de Agrofloresta tem uma nova data: 15 a 22 de março.

Pedimos desculpas pelo imprevisto, mas em compensação você vai ganhar mais uma aula gratuita.

Na quinta-feira, às 20h, dia 11 de março, o permacultor Bento Cruz vai falar sobre Agrofloresta e ecovilas.


                                Participe,  informações e inscrições no site

                       https://universodafloresta.com/jornada-de-agrofloresta-3/ 


 #vida  

                                         #agrofloresta #venenonão

_________________________________________________



A REDE LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GUINÉ-BISSAU e o IBAP têm o prazer de anunciar a abertura das inscrições para o 5º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa a decorrer na região Bolama-Bijagós, na ilha de Bubaque, entre os dias 14 e 18 de abril de 2019.

ABERTURA DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO (+INFORMAÇÕES)

SUBMISSÃO DE RESUMOS DE COMUNICAÇÃO ORAIS, POSTER, MINICURSOS, MESAS REDONDAS, APRESENTAÇÃO DE LIVROS, REVISTAS E EXPOSIÇÕES | ATÉ 31 DE JULHO (DATAS DE REFERÊNCIA)


O programa do V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa dá continuidade à metodologia dos congressos anteriores, contribuindo para a formulação de políticas públicas que ajudem ao fortalecimento da educação ambiental nos países Lusófonos e Galiza. Este espaço tem como objetivos específicos:
Fortalecer processos conjuntos de investigação, formação e informação, no campo da Educação Ambiental, contribuindo para o debate sobre o futuro do planeta. Isto representa um convite aos participantes para articularem suas identidades perante os desafios da Educação Ambiental nos países Lusófonos e Galiza;
Melhorar a produção científica em português, valorizando as iniciativas de revistas periódicas e outros meios de divulgação sobre Educação Ambiental;
Promover a comunicação científica sobre a Educação Ambiental por meio da comunicação educativa, como os materiais pedagógicos e os diversos sistemas digitais, como blogs, sites, redes escolares e listas de discussão;
Construir um processo de aprendizagens permanente que favoreça a identidade lusófona na estrutura filosófica de Educação Ambiental.
A estrutura do congresso foi idealizada com base nas sugestões e contributos resultantes do processo participativo na REDELUSO.

V Semana do Mar tem programação especial no 

Mês dos Oceanos em Ubatuba-SP

29/05/2018 - De 2 a 9 de junho, aprenda mais sobre as ameaças aos oceanos, as unidades de conservação e saiba por que é crucial proteger as tartarugas marinhas, os albatrozes e todos os bichos do mar.
A abertura do evento começa no dia 02, a partir das 10h, no Projeto TAMAR, com a Mostra Fotográfica 'Lente Caiçara' de Roger Souza. Às 20h, acontece a apresentação musical do Grupo Concertada.
Dia 04/06, durante a tarde, o Aquário de Ubatuba realizará monitoria com escolas do município, e no Projeto TAMAR, a nutricionista Rosana Magalhães Gaeta realizará uma contação de história e outras atividades com o livro “SOBRE O QUE ESTAMOS FALANDO” do ICMBio - ESEC Tupinambás e Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, junto com a E.M Profª Renata Castilho da Silva da Prefeitura de Ubatuba.
Às 19:30 do dia 04/06, tem no Aquário de Ubatuba a palestra da Veterinária do TAMAR, Daniela Costa, com a Bióloga do Instituto Argonauta, Natalia Della Fina, sobre o tema "Impacto do lixo sobre a fauna marinha". A entrada é gratuita.
veja a programação completa no site http://www.tamar.com.br/noticia1.php?cod=854
_________________________________________________________________
As inscrições podem ser realizadas com valor promocional até 15 de maio no site


Unidades de Conservação são fundamentais para o nosso planeta. Elas preservam e conservam a flora, a fauna, os recursos hídricos, ajudam a recuperar ecossistemas, são muito importantes para a saúde e bem-estar humano e, sobretudo, são as chances de manter pelo menos parte do nosso patrimônio natural preservado para as futuras gerações.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza entende que essa é a estratégia mais efetiva de conservação existente e, ao longo de seus 27 anos, tem empreendido esforços para fortalecer e consolidar as unidades de conservação do Brasil.

Assim nasceu o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, uma história que em 2017 completou 20 anos.Organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é um dos mais importantes congressos da América Latina sobre a conservação da natureza.

Há duas décadas, o evento reúne os principais especialistas do Brasil e do mundo em uma programação de três dias que propicia um espaço de inovação, tecnologia, sustentabilidade, diversidade e colaboração.

-----------------------------------------------------

MAR52018

Palestra de Sylvia Earle e Lançamento do Livro 

"A Terra É Azul"

Público
 · Organizado por Projeto Baleia à Vista 
  • Fiesp
    Av. Paulista 1313, 01310-100 São Paulo
  • Gratuito
  • A mais aclamada cientista marinha e defensora dos oceanos de nosso tempo, a Dra. Sylvia Earle, estará no Brasil para apoiar a campanha pela criação das grandes Áreas Marinhas Protegidas e lançar seu livro A Terra é Azul - Por Que o Nosso Destino e o dos Oceanos É um Só", na FIESP, que também patrocina esta edição com apoio do Blog Mar Sem Fim. Venha ter a oportunidade única de ouvir a heroína da conservação marinha e saber como ajudar a proteger o Planeta Azul!
    Não há reservas ou inscrições, pelo que se recomenda aos interessados chegar cedo
__________________________________________________________


fonte- https://www.facebook.com/icmbioalcatrazes

2017

_________________________________________________________

 2° Feira Nacional da Reforma Agrária 
4 e 7 de maio de 2017



Toneladas de alimentos a preços populares, produzidos nas áreas de assentamentos da Reforma Agrária Popular de todas as regiões do país. A 2° Feira Nacional da Reforma Agrária acontece entre os dias 4 e 7 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP). Serão mais de 250 toneladas de alimentos saudáveis e a presença de mais de 800 assentados, dos 23 estados, mais o Distrito Federal, onde há organização do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

O MST está apresentando resultados a sociedade e mostrando que a democratização da terra dá certo e que é possível produzir alimentos saudáveis. Um novo jeito de se produzir. Respeitando a terra, a natureza e trabalhadores. Uma produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e acessíveis para toda população brasileira.

Além de trazer alimentação saudável, produzida de forma sustentável e em transição agroecológica, a feira trará uma programação cultural que representa a diversidade da cultura brasileira. Nos próximos dias anunciaremos dezenas de artistas que vão subir nos palcos da Feira!

Confirme presença no evento 2° Feira Nacional da Reforma Agrária e chame os amigos!

*PROGRAMAÇÃO COMPLETA*
Dia 04 de maio - quinta

8h - 19h
 Feira de Produtos e Culinária da Terra 
 Espaço Literário 
 Campanha Contra os Agrotóxicos
 Café do Armazém do Campo
 Exposição e troca de mudas e sementes 

15h - 15:40h
Slam da Guilhermina (Poesia e RAP). Local: Palco Culinária da Terra

15h as 16h
Cia Canina de Teatro de Rua e Sem Dono
Peça O vendedor de verdades

16h as 16:40 
Arnaldo Freitas (Viola instrumental).
Local: Palco Culinária da Terra

16h30
Comitê de Solidariedade a Cuba
Local: Palco Culinária da Terra

17h as 17:40 
Sapiranga (MPB)
Local: Palco Culinária da Terra

18h as 18:40 
Cacique e Pajé  (Moda de Viola)
Local: Palco Culinária da Terra

*Dia 05 de maio - SEXTA *

8h - 19h
Feira de Produtos  
Culinária da Terra
Espaço Literário
Campanha Contra os Agrotóxicos
Café do Armazém do Campo
Exposição e troca de mudas e sementes 

9h30 as 11h30 
Seminário Agrotóxicos e Transgênicos: impactos sobre o alimentação, saúde e meio Ambiente
Local: Auditório Instituto da Pesca

Debatedores: 
- Ada Cristina Pontes Auiar – ABRASCO
-Fernanda Nogueira - Instituto Nacional do Câncer - INCA
-Leonardo Melgarejo – ABA e Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida

10h as 10:40 
Vicente Reinaldo e José Milson
(Repente)  
Palco: Culinária da Terra

11h as 11:40 
Favoritos da Catira Folguedo Paulista
Palco: Culinária da Terra

12h as 12:40 
MauM Movimento  Autêntica Música (MPB)
Palco: Culinária da Terra

12h
Brava Companhia 
Peça Show do Pimpão

13h as 13:40 
Rubens Brito e Osni Ribeiro (Viola)
Palco: Culinária da Terra
14h as 14:40 
Veneno H2 (RAP)
Palco: Culinária da Terra

14h as 17h
Seminário: Agroecologia e Reforma Agraria: práticas de resistência do MST
Local: auditório do Instituto da Pesca
Debatedores: 
- Luiz Zarref – MST
-João Dagoberto dos Santos (ESALQ)
- Experiências do MST

14h as 17h
Seminário: Políticas Públicas de Comercialização para o Campo: Balanços e Perspectivas
Local: auditório Paulinho Nogueira
Debatedores:
MST, CONAB, MDS, ITESP, FNDE, COOPERAR, DAE/prefeitura de SP, Frente Parlamentar pela Reforma Agrária

15h as 15:40 
Trio Tamoyo
(Viola Etnomúsica)
Palco: Culinária da Terra

15h as 16h
Trupe Lona Preta
Peça O concerto da Lona Preta

16h às 17:20 
Tico Santa Cruz 
Local: Palco da Arena

18h – 19:30 
Emicida
Local: Palco da Arena

*Dia 06 de maio - SÁBADO*

8h - 19h
Feira de Produtos e 
Culinária da Terra
Espaço Literário
Campanha Contra os Agrotóxicos
Café do Armazém do Campo

09h30 as 10h - Palco da Arena
Pereira da Viola 

10h as 12:00 – Palco da Arena
Conferência:Alimentação Saudável um Direito de Todos e Todas
Pepe Mujica, João Pedro Stedile, Bela Gil,
Letícia Sabatellal, Alexandre Padilha – Ex – Ministro da Saúde

12h as 12:40 
Samba do Surdo Manco 
Roda de Samba
Palco: Culinária da Terra

13h às 13h40 
Kátya Teixeira
Viola e Coco
Palco: Culinária da Terra

14h as 14:40 
Crônica Mendes (RAP)
Palco: Culinária da Terra

14h as 15h30
Lançamento da Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos
Debate com a participação das entidades que constróem a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos
Local: Auditório do Instituto da Pesca

15h as 15:40 
Encontros e Cantorias convida Arnaldo do Acordeon 
(Forró)
Palco: Culinária da Terra

15h as 16h
Batucada Unidos da Madrugada
Local: Cortejo pelo Parque

16h as 17:30
Tulipa Ruiz
Local: Palco Arena

18h as 19h30 
Targino Gondim
Local: Palco Arena

*Dia 07 de maio - DOMINGO *

8h - 19h 
Feira de Produtos e 
Culinária da Terra
Espaço Literário
Campanha Contra os Agrotóxicos
Café do Armazém do Campo

Espaço Literário
9h as 11:30 
Experiencias de SAFs e 
Reforma Agraria Popular
Debatedores: 
Fernando Silveira Franco/ UFSCAR
Experiencias do MST. Com presença de Ana Primavesi.

10h as 11:00 
Cris Barulhins e os Parangolés
(Infantil)
Palco: Culinária da Terra

10h30 as 12h
Seminário O Aumento da Miséria no Brasil
Expositores:
Ariovaldo Umbelino (USP) 
Delwek (MST)
Local: Auditório do Instituto de pesca

11h – 12h
Congada e Moçambique de Guaratinguetá
Palco: Culinária da Terra

11h 
Grupo Nzinga de Capoeira Angola

12h as 12:40 
Bat Macumba Samba Reggae 
Palco: Culinária da Terra

12h
Batucada Popular Carlos Marighella do
Levante Popular da Juventude

13h as 13:40 
Perifatividade
poesia e RAP
Palco: Culinária da Terra

14h as 14:40 
Cururu do Médio Tietê (Viola)
Palco: Culinária da Terra

14h
Cia Nóis na Mala
Peça Uma Jornada de João e Maria

15h as 15:40 
Ricardo Vignini Trio (Violeiros Rockeiros)
Palco: Culinária da Terra

15h:40 as 17h 
Liniker e os Caramelows

15h as 16h
Trupe Olho da Rua
Peça Blitz O império que nunca dorme

17h30 as 19h 
Chico César
Local: Palco da Arena


#AlimentaçãoSaudável #ReformaAgráriaPopular #ComidaSemVeneno #VemPraFeira
_________________________________________________________________________________

"Projeto Conhecer para Preservar" 



Na direção de atingir os objetivos de difundir o conhecimento, o Instituto Mar Adentro está promovendo cursos livres de curta duração (com Certificado), aberto a todos, sem nenhum pre-requisito e que podem ser obtidos GRÁTIS, e para isto basta você nos ajude na divulgação.

Não perca esta chance, ela pode ser a única.  Veja como conseguir uma bolsa de 100% para o nosso próximo curso de "Mamíferos Marinhos" visitando a página http://maradentro.org.br/cursos-livres/mamiferos-marinhos

Curta também nossa fan page fb.com/projetoconhecerparapreservar

E nosso grupo de discussão fb.com/groups/228140244327124/

O Instituto Mar Adentro obteve este ano o apoio financeiro do WWF-Brasil para execução do "Projeto Conhecer para Preservar" que dentre outras ações inclui diversos cursos livres muito interessantes.


INSTITUTO MAR ADENTRO (www.maradentro.org.br) é uma associação civil sem fins lucrativos que foi fundada em 2005 e tem como missão:


“Promover, participar e fomentar ações para geração, promoção e difusão do conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos e outros associados, visando garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações”.



_________________________________________________________________________________ 


IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA - IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA


Data: 17 a 20 de setembro de 2017
Horários: Matutino, vespertino, noturno
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Balneário Camboriú

  • Objetivo geral do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – IX FBEA e IV Encontro Catarinense de EA – IV ECEA
  • Fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.
mais informações no site: 


__________________________________________________________



VI Formação de Socorrista de Fauna em Risco
Realização : Instituto GREMAR
* Maiores Informações: socorristadefauna@gmail.com


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

__________________________________________________________________________________


Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde "Judith Cortesão"

VI EDEA - ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Inscrições



VI ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PPGEA: 20 ANOS CONSTITUINDO EDUCADORES AMBIENTAIS


INSCRIÇÃO DE TRABALHOS ATÉ 20 DE JULHO

INSCRIÇÃO DE OUVINTES (POR E-MAIL)ATÉ 20 DE SETEMBRO

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





O GT de Saúde & Ambiente da ABRASCO irá realizar no período de 19 a 22 de outubro de 2014, na cidade de Belo Horizonte/MG, o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente (2ºSIBSA). O tema central deste simpósio será Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas, que para efeito da realização das atividades foi divido em três eixos: Desenvolvimento Socioeconômico e conflitos territoriais; A função social da ciência, ecologia de saberes, e outras experiências de produção compartilhada de conhecimento; Direitos, justiça ambiental e políticas públicas.
O Simpósio tem o propósito de congregar e propiciar o diálogo entre a comunidade de pesquisadores, acadêmicos, gestores, profissionais de saúde e movimentos sociais em torno dos conflitos territoriais em curso no país, seus desafios e alternativas para a garantia do direito à saúde e da justiça ambiental, na perspectiva da ciência, das políticas públicas e da ação política da sociedade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

___________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Workshop - Recursos Marinhos: Conceitos e Reconhecimento


logo-ieamar.jpgWorkshop – Recursos Marinhos: Conceitos e Reconhecimento” visa atualizar o conhecimento em áreas específicas deste vasto tema que é o mar. Neste evento pretende-se enfocar questões políticas, climáticas e reconstrução da paisagem em áreas costeiras e marinhas.
O Workshop tem por objetivo a interlocução entre docentes pesquisadores da UNESP com competência instalada nas áreas de geologia, oceanografia, gestão de recursos naturais, meio ambiente, e recursos pesqueiros, permitindo o avanço do conhecimento em inter-áreas e especialidades. Este arranjo científico contribuirá para a formação de uma rede de integração disciplinar e transdisciplinar de forma a desvendar um mundo progressivamente complexo, em função do conhecimento consolidado.
Cronograma: clique aqui para obter maiores informações.
Local do Evento:
Auditório do Núcleo de Ensino à Distância – NEAd - Unesp
Rua Dom Luis Lasagna, 400 – Bairro do Ipiranga
CEP: 04266-030 - São Paulo, SP

Data do evento: 14 de outubro de 2013

Período de Inscrição:  de 10 e 24 de setembro de 2013
Clique aqui para fazer a inscrição on-line.

_________________________________________________________________________________

http://www.unisinos.br/eventos/encopemaq/component/content/article?id=15
___________________________________________________________________________________________________________________________________


“Ciclo de Seminários - Estudos IEA“

Tema:  “Evolução recente da agricultura orgânica em São Paulo (2002 – 2012)”

Palestrantes: Soraia de Fátima Ramos Mestre em Geografia Humana e Pesquisadora Cientifica do IEA
Ana Victória Martins Monteiro Geógrafa  e Pesquisadora Científica do IEA


Resumo:  Apresentar resultados sobre o debate dos fatores que limitam o desenvolvimento da agricultura orgânica no estado de São Paulo, focando o desenvolvimento desta nos últimos dez anos. O ponto de partida deste debate é o Estudo do Sistema Agroindustrial de Produtos Orgânicos no Estado de São Paulo, realizado em 2002 pelo Pensa/FIPE/SEBRAE[1]. O estudo que será apresentado segue também a metodologia que considera a cadeia produtiva de produtos orgânicos como um sistema-rede, nos quais o reconhecimento das inter-relações verticais, entre segmentos, e horizontais, dentro dos segmentos, pode gerar externalidades capazes de estimular e/ou prejudicar a competitividade dos atores em diferentes segmentos do sistema.

Autores:  Maria Celia Martins de Souza
Soraia de Fátima Ramos
Ana Victória Martins Monteiro
Renata Martins Sampaio
Malimiria Norico Otani
Maria Sylvia Saes


Dia: 18 de junho (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Sala Ruy Miller Paiva

Inscrições gratuitas pelo site: www.iea.sp.gov.br     ou     e-mail: rceretti@iea.sp.gov.br

Maiores Informações:
Telefone: (11) 5067-0573 – Rose Ceretti


Rosemeire Ceretti
Núcleo de Qualificação de Recursos Humanos
Fone: (11) 5067.0573
http://www.iea.sp.gov.br/out/iea70.gif

_______________________________________________________________________________________

Inscrições Abertas para a X Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro
UNESP São Vicente SP.
www.semanabiomargerco.com.br



____________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________________________
IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista:
Redes Locais e Políticas Públicas
Santos – 25 a 27 de Abril – de 2013
Inclui MINUTA da Programação Geral (Atualizado em  05/02/2013) - sujeita à alterações
Apresentação
A Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (REABS) foi criada em 2004 por iniciativa dos educadores de parques públicos da região e, desde então, tem ampliado os atores participantes, mobilizados por intermédio de reuniões, encontros e comunicações virtuais (lista de e-mails, portal e redes sociais).
A REABS realizou três encontros regionais:
  • I Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista (EEABS) – junho de 2006, Unimonte - Santos;
  • II EEABS – dezembro de 2006, Unisantos – Santos;
  • III EEABS – maio de 2007, Itanhaém.
Atualmente com cerca de 400 educadores (elos), a rede propõe a realização de um novo encontro. Nesta quarta versão os diálogos propostos envolverão três eixos temáticos e transversais:
Políticas Públicas Municipais de Educação Ambiental,
Redes Locais e
Ecomercado.
Este evento servirá também como uma preparação para o IV Encontro Estadual de Educação Ambiental, a ser realizado na Baixada Santista.

Mais informações sobre a REABS em:
http://historicodareabs.blogspot.com.br


________________________________________________________________________________________________________







A Rede de Educadores Ambientais da Baixada Santista realiza entre os dias 25 e 27 de abril o IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista, com o tema ‘Redes Locais e Políticas Públicas’. http://reabs-coletivo.ning.com/
                                                      Inscrições Abertas!

______________________________________________________________________________________________

O GT Indígena do Tribunal Popular: o Estado brasileiro no banco dos réus, convida para o Curso de Formação

http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com/author/uniaocampocidadeefloresta/

by União - Campo, Cidade e Floresta
O GT Indígena do Tribunal Popular: o Estado brasileiro no banco dos réus, convida para o Curso de Formação que será realizado no dia 14 de abril de 2013, das 13 as 18h, no Sacolão das Artes.
Neste encontro iremos discutir a Conjuntura da Luta dos Povos Indígenas no Brasil e a atuação das suas organizações, configuração dos Movimentos Indígenas e seus aliados.
Participe.
sacolao2

__________________________________________________________________________________________________________________

I Encontro Científico da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba - RJ


http://www.gemmlagos.com.br/2013/01/i-encontro-cientifico-da-estacao.html
 

O Instituto Estadual do Ambiente – INEA, por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - DIBAP, tem o prazer em convidá-lo (a) a participar do I Encontro Científico da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, que será realizado nos dias 26 e 27 de março de 2013, em Campos dos Goytacazes.






____________________________________________________________________________________________________


A implantação da Agroecologia é uma proposta importante 
também para a vida dos mamíferos aquáticos!!Participe!!!
http://simposioagroecologia.org/ 



SEMINÁRIOS DE GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO
UNESP
http://www.clp.unesp.br/#286,286 
 Inscrições abertas para o seminário do dia  27 de março de 2013Gestão de Biodiversidade Costeira.Para os demais Ciclos de Palestras, por favor, aguardem a data e programação para abertura da inscrição.
LOCAL:UNESP Campus Experimental do Litoral Paulista, localizado na Praça Infante D. Henrique, s/n° - Parque Bitaru – São Vicente – SP.
http://www.clp.unesp.br/#286,290 


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




“Seminários de Gerenciamento Costeiro Integrado – Ciclo de Palestras: Gestão do Turismo na Zona Costeira”.
Data: 28 de novembro de 2012 – das 8:30h às 17:00h
Local: UNESP Campus Experimental do Litoral Paulista – São Vicente – SP

sábado, 15 de setembro de 2012

_______________________________________________________________________________________________

Encontro de Estudos de Mamíferos Marinhos 2012

Entre os dias 16 e 20 de setembro será realizada a 15° Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul, juntamente com o 9o Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas de Mamíferos Aquáticos - SOLAMAC . Este é o maior evento voltado à pesquisa com mamíferos aquáticos realizado na América Latina, onde se reúnem profissionais para apresentação de trabalhos, mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos e discussão de propostas para a conservação das espécies. O evento acontecerá na cidade de Puerto Madryn, Argentina.


___________________________________________________________________________________________________




___________________________________________________________________________________________________


PARTICIPE E VENHA TAMBÉM COMEMORAR 
O DIA MUNDIAL DOS 
RIOS E PRAIAS LIMPAS

O quê: Visões Globais sobre Biodiversidade
Quando: sábado, 15 de setembro.
Duração: O dia todo
Local: Fiocruz - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900
Mais informações: museudavida@fiocruz.br ou  pelo telefone             (21) 3865-2113      .
 
__________________________________________________________________________________________________________

 
Tragam seus filhos e venham ouvir a história:
 "O boto boliviano e a toninha no Brasil" 
no Parque do Carmo-Itaquera SP Capital.

7ª Semana Temática de Oceanografia

Oceanografia 2020: cenários e perspectivas

Instituto Oceonográfico USP

27 a 31 de agosto de 2012

O objetivo principal do evento é oferecer um fórum de debates sobre a arte da Oceanografia e oferecer cursos e workshops de complementação acadêmico-profissional ao público participante.

http://www.danilorvieira.com/sto2012/evento/



A XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul (RT) e o 8º Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (SOLAMAC)
Data: 24/10/2010
Local: FLORIANÓPOLIS/SANTA CATARINA
A XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul (RT) e o 8º Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (SOLAMAC) é um evento bianual que reúne especialistas nas diversas áreas ligadas aos mamíferos aquáticos. http://rt2010brasil.com/pluck/index.php?file=kop9.php