quinta-feira, 13 de junho de 2013

Uma Toninha é encontrada morta no litoral de São Paulo

terça-feira, 11 de junho de 2013 

fonte  http://www.gemmlagos.com.br/2013/06/uma-toninha-e-encontrada-morta-no.html

A Toninha (Pontoporia blainvillei) is found dead on the coast of São Paulo
Un delfín Franciscana (Pontoporia blainvillei) es encontrado muerto en la costa de São Paulo


Uma toninha foi encontrada morta no Litoral de São Paulo, dessa vez na areia da praia das Astúrias, no Guarujá.  Horas antes, outra carcaça, talvez da mesma espécie, havia sido localizada sem vida na praia de Tombo por pessoas que estavam no local. Mas esta não foi mais encontrada, acreditando-se nas hipóteses de ter afundado ou ser o mesmo animal.
Segundo o pesquisador Davi Tavares, da Universidade Norte Fluminense (UENF) e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), ambos podem ter sido vítimas de uma rede de pesca. São animais muito discretos, mas que são fatalmente mortos por esse tipo de atividade. Monitoramos as Toninhas do Norte Fluminense há 13 anos e hoje raramente conseguimos observar uma na natureza, completou.
A Toninha (Pontoporia blainvillei)
A toninha, conforme disse Davi, é uma das menores espécies de golfinhos existentes no mundo e ocorre somente em águas costeiras do Brasil, desde o Uruguay e Argentina no Rio da Prata. Em função das capturas acidentais em redes de pesca, a espécie está incluída na listas oficiais da fauna ameaçada de extinção no país (IBAMA, 2007).
Toninha (Pontoporia blainvillei) encontrada no Guarujá
A Toninha é uma das espécies com ciclo de vida mais curto entre os cetáceos. A maturidade sexual é atingida quando os animais possuem entre 2 e 5 anos de idade, havendo pouca diferença na idade de maturação entre os sexos. No entanto, o comprimento médio de maturidade sexual demonstra um dimorfismo sexual reverso. As fêmeas são maiores que os machos e há uma pronunciada variação geográfica em tamanho da espécie, havendo diferença entre as médias de comprimento de acordo com o grupo populacional onde se encontra. As fêmeas dão à luz a um filhote a cada um ou dois anos. O período de gestação dura aproximadamente 11 meses, o comprimento ao nascer varia de 70 a 80 cm e o tempo de lactação pode chegar a nove meses.
Locais de ocorrência da espécie.
A toninha alimenta-se de uma ampla variedade de presas, mas possui preferência por peixes ósseos e lulas de pequeno porte, geralmente com tamanho médio de 10 cm.
Estudo de encalhes - IMMAR & GEMM-Lagos
Os encalhes de cetáceos representam oportunidades excepcionais para incrementar o conhecimento sobre sua história de vida e subsidiar a implantação de medidas de conservação eficientes e adequadas à realidade de cada região, fornecendo dados como taxa de mortalidade, causas dos óbitos, sazonalidade dos eventos e associação com atividades humanas predatórias.
Técnicos com um espécime de Toninha em Quissamã-RJ, onde
também estão ameaçadas pelas redes de pesca.
O IMMAR, em parceria com o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), realiza diversos estudos com animais marinhos encalhados no litoral norte do Rio de Janeiro, incluindo análise odontométrica para estimativa de idade, coleta de dados morfométricos, identificação de estoques populacionais, histopatologia, entre outros. Essas informações geradas representam fontes de pesquisa e geram subsídios adicionais à elaboração de planos de conservação e de manejo das espécies.
Fonte: Junior Reis / Google / Calcademy / CBMESP /  ICMBio / IBAMA / CMA / Davi Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário