domingo, 2 de junho de 2013

Pedimos pela aprovação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago de Alcatrazes

foto de Cristian Dimitrius vencedora do prêmio: 

NATURE BEST PHOTOGRAPHY: OCEAN VIEWS 2013

O Arquipélago de Alcatrazes, hoje Unidade de Conservação, poderá ser recategorizado como Parque Nacional Marinho.
Além de se tornar o primeiro do Sudeste, a recategorização, facilitará o controle de pesca e a fiscalização do local, hoje um doa maiores Ninhais do Brasil com espécies que só ocorrem lá!

Foi assinando uma  petição e encaminhada ao senado federal.
 
Com uma área aproximada de 2.445 hectares, a Esec Tupinambás é composta por conjuntos de ilhas, ilhotas, lajes e parcéis litorâneos. O primeiro conjunto, em São Sebastião, a cerca de 34 quilômetros da costa, compreende parte do Arquipélago dos Alcatrazes. O segundo está localizado em Ubatuba e inclui a Ilha das Palmas, Ilhote e Laje do Forno, situados a leste da Ilha Anchieta, e Ilhota das Cabras, situada a nordeste da Ilha Anchieta. A Estação Ecológica tem ainda como parte integrante o entorno das ilhas, numa extensão de um quilômetro a partir da rebentação das águas nos rochedos e praias.
Aprovação do  Parque Nacional Marinho do Arquipélago de Alcatrazes






















Por que isto é importante

A Unidade de Conservação ESEC Tupinambás é hoje o mais ninhal do Brasil,abriga cerca de 10 000 aves arinhas que só se reproduzem lá, além de diversas espécies endêmicas. É rota migratória de cetáceos sendo possível o avistamento de baleias e golfinhos. A re-categorização de Unidade de Conservação para parque nacional, além de garantir a existência de um parque nacional marinho no Sudeste Brasileiro, poderá proporcionar uma maior ação fiscalizatória e a visitação pública monitorada ao Arquipélago

Nenhum comentário:

Postar um comentário