quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MORRE FILHOTE DE JUBARTE NO GUARUJÁ


02/01/2014 
Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos
152 comentários
Banhistas auxiliaram na remoção da baleia em Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)Banhistas auxiliaram na remoção da baleia em Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na areia da praia de Pernambuco, em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (1). Segundo biólogos, o animal foi vítima de rede de pescadores. Na última sexta-feira (27), o filhote de baleia foi flagrado nadando na praia da Enseada, também em Guarujá.
A baleia, que tem aproximadamente 7 metros, ficou presa em uma rede de pesca, encalhou e morreu. O animal foi encontrado por banhistas na praia de Pernambuco, uma das mais conhecidas da cidade. A baleia permaneceu na praia até a manhã desta quinta-feira (2), pois, como a praia estava lotada de turistas, ela precisou ser rebocada até o Mar Casado e uma empresa de limpeza urbana removeu a baleia. O animal foi atendido pelo Instituto Gremar.
Biólogos afirmam que o filhote encontrado morto seja o mesmo que estava nadando na praia da Enseada, também em Guarujá, na última sexta-feira, por ter as mesmas medidas e se tratar de uma fêmea, como a que foi encontrada anteriormente. "O animal foi avistado com vida atrás da Ilha das Cabras pela equipe do projeto Laje Viva, dias atrás, sozinho. A mãe não foi localizada. Não sabemos se a mãe morreu ou abandonou o filhote", afirma a bióloga Andrea Maranho.
Perigo:
Em entrevista ao G1 no último sábado, o biólogo Guilherme Kodja temia que o animal pudesse morrer. “Esse filhote não pode ficar sozinho, caso contrário ele vai encalhar ou algo vai acontecer. Ele pode morrer. Há seis meses, parece que teve o registro de uma baleia dessa espécie. Estamos tentando checar isso. Se for confirmado, pode ser que mãe e filhote tenham se separado. Vamos correr atrás disso para saber se há essa relação”, encerra.
Filhote de baleia foi encontrado morto em Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)Filhote de baleia foi encontrado morto em Guarujá, SP (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)
Pescadores foram os primeiros a localizar filhote de baleia em Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)Banhistas foram os primeiros a localizar filhote de baleia (Foto: Arquivo Pessoal / Andrea Maranho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário