terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 de dezembro de 2012

Copio abaixo a matéria do Projeto Toninhas para compartilhar com vocês mais este resultado importante conquistado na luta pela conservação das Toninhas!!
Parabéns  a coordenadora do Projeto Toninhas, professora Marta Cremer, do departamento de Biologia da Univille e toda sua equipe!!

http://projetotoninhas.blogspot.com.br/2012/12/toninhas-no-limite-da-sobrevivencia.html

“Toninhas: no limite da sobrevivência”


Projeto Toninhas lança videodocumentário e livro sobre a vida da espécie de golfinho ameaçada de extinção no Brasil

A equipe do Projeto Toninhas lança na próxima sexta-feira (dia 7 de dezembro), às 19 hs, no Portal Naval de São Francisco do Sul, o videodocumentário “Toninhas: no limite da sobrevivência” e o livro paradidático “A toninha Babi e sua turma: a importância e a beleza da Baía da Babitonga”. O Projeto Toninhas, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolve ações de pesquisa e educação ambiental para a conservação do golfinho mais ameaçado de todo o Atlântico Sul. Durante a solenidade de lançamento, será realizada a primeira exibição do filme.
Para produzir o videodocumentário, a equipe viajou por várias regiões de ocorrência da toninha, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o norte da Patagônia, na Argentina, entre fevereiro de 2011 e julho de 2012. Foram mais de 200 horas de gravação, mais de 80 dias viajando e mais de 90 entrevistas. O extenso material resultou num filme com 61 minutos de duração. “O acervo reunido com certeza permitirá a produção de outros materiais em breve”, afirma a coordenadora do Projeto Toninhas, professora Marta Cremer, do departamento de Biologia da Univille.


O objetivo, segundo a pesquisadora, foi produzir imagens sobre a toninha, as pesquisas que vem sendo desenvolvidas com a espécie, mostrar o ambiente onde o animal vive e as ameaças que atingem diretamente a toninha, além do seu habitat. “Sendo a toninha uma espécie costeira, sua problemática representa bem a situação crítica de nossos mares costeiros, pois os problemas que a ameaçam atingem também várias outras espécies, inclusive o homem, como a crise dos recursos pesqueiros, a contaminação dos mares por poluentes químicos, a degradação dos ambientes e a poluição sonora subaquática”, explica a pesquisadora.
Foram entrevistados pescadores, artesãos, pesquisadores e gestores de unidades de conservação para retratar a realidade que faz com que a toninha esteja hoje tão ameaçada. O filme foi produzido em português, mas é legendado em espanhol e inglês, para permitir sua ampla distribuição. Serão 10.000 unidades, distribuídas gratuitamente. Trata-se do maior acervo audiovisual produzido sobre a toninha. A produtora Mundo Marinho foi contratada pela Univille para executar o projeto junto com a equipe do Projeto Toninhas.


No dia 09 de dezembro será exibida uma sessão aberta ao público as 19:30 no Cine Teatro em São Francisco do Sul, e no dia 17 de dezembro as 18:00 no anfiteatro 2 na UNIVILLE em Joinville.

Mascote
O livro “A toninha Babi e sua turma: a importância e a beleza da Baía da Babitonga” foi inspirado no nome da toninha mascote de São Francisco, eleita através de um concurso promovido pela Prefeitura Municipal em 2009. Na obra, Babi e sua turma buscam sensibilizar Chico e Ritinha, irmãos que moram às margens da Baía da Babitonga, e tentam mostrar a eles os problemas que estão ameaçando a conservação dos animais da região. Na turma da Babi tem lobo-marinho, gaivota, peixes, tartaruga e até animais terrestres, que vivem às margens da Baía, como o mão-pelada.
A história ganhou vida nas ilustrações produzidas por Johny Guenther, contratado pelo projeto, e também traz fotos da região. Ao final de cada capítulo, são propostas atividades para os alunos. O livro será distribuído gratuitamente nas escolas de São Francisco do Sul e tem como objetivo transformar-se em mais um recurso didático, contribuindo com informações sobre a realidade local. O livro de 85 páginas, da Editora Univille, é de autoria da pedagoga Denise Carletto e da bióloga Marta Cremer, da equipe do Projeto Toninhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário